A Casa das Rosas, em São Paulo (Foto: Reprodução)
A Casa das Rosas anunciou, no começo de janeiro, a criação do Centro de Apoio ao Escritor, coordenado pelo editor e poeta Reynaldo Damazio. A primeira atividade oferecida será o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), que disponibiliza 25 vagas gratuitas para dezesseis aulas e palestras, divididas em oito módulos e ministradas por diferentes autores e estudiosos.
O primeiro módulo, sobre romances no século XX e XXI, será lecionado pelo escritor Ricardo Lísias. Já o segundo, sobre literatura clássica, será apresentado pelo professor Tomislav Correia-Deur.
Para participar do curso, que começa em março, não é preciso nenhuma formação específica, exceto vontade de produzir obras em prosa ou poesia. Os interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro – até agora, foram feitas 200 inscrições.
Para Damazio, o idealizador do projeto, é importante capacitar escritores não somente em relação aos gêneros e técnicas literárias, mas também quanto ao mercado, seus direitos autorais e as leis de incentivo vigentes.
Abaixo, ele fala à CULT sobre a importância do incentivo ao escritor.
CULT – Como montou os módulos do CLIPE?
Reynaldo – Os assuntos dos módulos foram pensados para oferecer aos alunos uma experiência ampla e consistente de formação literária sobre gêneros, técnicas, estilos, obras e autores relevantes, mas sem um caráter acadêmico, e privilegiando os aspectos criativos da linguagem, tanto em prosa como em poesia.
Nasce-se escritor ou se aprende a ser um?
Não acredito que alguém nasça escritor, marceneiro, ou pianista. A pessoa até pode ter um talento extraordinário para certa atividade e não criar nada de novo. No caso do talento literário, pode e deve ser aperfeiçoado, desenvolvido ou estimulado.
Qual é a melhor maneira de motivar um possível escritor?
Tratar sempre a literatura com intensidade e paixão, profundamente, sem esquematismos ou receitas prontas, provocando-o a entender o que motivou outros escritores a produzirem suas obras.
Há alguma obra ou gênero literário em que você gostaria que as pessoas prestassem mais atenção?
Creio que o simples fato de tornar a leitura de poesia algo mais habitual e criativo, não como um desvio da racionalidade e do cotidiano, mas como uma experiência radical e lúdica com a palavra, muito entranhada no dia a dia, nas coisas, no pensamento e em nossa sensibilidade, já seria algo digno de atenção.
Curso Livre de Preparação do Escritor
Inscrições: de 29/01 a 19/02
Onde: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - Avenida Paulista, 37 (SP)
Info.: (11) 3285-6986 / 3288-9447
ANA PINHO
http://revistacult.uol.com.br/home/2013/02/casarao-literario/
Nenhum comentário:
Postar um comentário